quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O salvamento de Ayrton Senna a Erick Comas



O salvamento de Ayrton Senna a Erick Comas, nos treinos livres. Um momento para a história da Fórmula 1. 

Foi no dia 30/08/1992 no GP da Bélgica em Spa-Francorchamps

Erik Comas, da Ligier, bateu com violência na curva Blanchimont e ficou atravessado na pista. Ayrton Senna, que chegou pouco depois ao local, não ficou indiferente. 

Protagonizando um dos mais míticos momentos de solidariedade da história da Fórmula 1, Senna parou o seu carro e saiu disparado para socorrer Comas. Quando chegou junto dele desligou logo o motor, já que o francês, mesmo desmaiado, continuava a carregar no acelerador, o que poderia levar o carro a explodir. 

O gesto de Ayrton Senna ficou para a história e Erik Comas, aquando do acidente que vitimou o brasileiro, em 1994, também parou no local do acidente para tentar retribuir. Sem sucesso. Ao ver o estado de Senna, Comas não voltou à corrida e, no final da época, deixou a Fórmula 1. 

"Não me lembro de nada. Foi como se a minha memória se tivesse apagado. O pneu da frente do lado direito atingiu-me na cabeça e desmaiei. Pelo que vi no vídeo, o Ayrton parou e correu na minha direção enquanto ainda havia carros a passar na pista. Estavam mais lentos porque havia bandeiras amarelas, mas a pista não estava vazia. Naquele momento havia um risco real muito grande de explosão. Ayrton salvou-me a vida", afirmou Comas semanas depois do acidente.

O gesto de Ayrton Senna foi de coragem e risco, para além de nobre, claro está. E levanta uma questão: nos dias de hoje, alguém se atreveria a fazer o mesmo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...