quinta-feira, 15 de maio de 2014

Nuno Cobra lembra Ayrton Senna: os treinamentos ea motivaçao

Há exatos 20 anos, o Brasil perdia um de seus grandes esportistas de toda a história. Mais do que isso, um herói nacional: Ayrton Senna da Silva. Sua obsessão em ser sempre o primeiro o transformou em um atleta impressionante. Ele contou com uma ajuda fundamental. O treinador físico e mental, Nuno Cobra, esteve ao lado de Senna desde que o piloto tinha 22 anos. 


O jovem franzino, com uma capacidade cardiovascular muito fraca, começou a correr (muito) e se exercitar para se transformar em um esportista completo. “Ele [Senna] não tinha o dom de pilotar, isso ele aprendeu e aprimorou. Tinha o dom do fazer”, afirma. Em entrevista ao Sua Corrida, Cobra conta um pouco de sua experiência com um dos grandes nomes da história do automobilismo.

O início “Eu tive que mudar alguns hábitos dele”, lembra o treinador. “Ele tinha 22 anos, era jovem, com a testosterona exalando pela pele, e tinha aquela coisa da noite. Ele ia dormir sempre muito tarde, por volta das 2h.” Cobra convenceu Senna de que dormir mais cedo seria importante para a sua recuperação. “Ele também era uma máquina de comer. Engolia tudo muito rápido, sem mastigar. Eu disse a ele: ‘Ayrton, estômago não tem dentes’.” Logo, com os conselhos do treinador, o piloto passou a mastigar a ponto de a comida virar um líquido em sua boca.

Não é à toa que Cobra insiste que o dom de Senna era o ‘fazer’. “Essa determinação dele fez com que chegasse onde chegou.” Segundo o treinador, “o mais difícil foi impor um outro estilo de vida, com novos hábitos”. Nuno lembra de uma entrevista que o atleta conscedeu à TV Globo, no início de sua carreira – antes mesmo da Fórmula 1 –, dizendo que detestava correr.

Na época da Fórmula 3, o piloto acreditava que tinha algum problema de coração, pois se sentia mal após as corridas. “Eu fiz todos os testes nele e, obviamente, descobri que ele não tinha problema nenhum, apenas não trabalhava esse músculo o quanto era necessário para toda a atividade que ele praticava.” Os primeiros passos de Senna foram caminhando, por conta de sua debilidade cardiovascular. “Pouco a pouco, foi evoluindo, sempre treinando na pista de atletismo.”

FOTOS AYRTON SENNA - NUNO COBRA- TREINAMENTOS
























Se estivesse vivo, Senna correria até hoje? “Sem dúvida”, responde, de bate-pronto. “Ao longo dos dez anos que trabalhamos juntos, ele jamais se machucou e fazia aquilo, não só porque ficava mais preparado para pilotar, mas porque gostava e fazia bem para a sua saúde.”

Cobra faz uma última colocação a respeito do piloto. “Queria que as pessoas se espelhassem nessa figura impressionante que ele era. Senna é o maior exemplo de que podemos transformar completamente nossas vidas.” Para o treinador, “Ayrton teria sucesso em qualquer atividade que quisesse por conta da sua dedicação e comprometimento sem igual”.

http://julianaromantini.com/2014/05/inspire-se/nuno-conta-sobre-o-treino-de-ayrton-senna/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...