sábado, 2 de novembro de 2013

'A Era dos Campeões': filme conta a saga de AyrtonSenna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi


Diretor Cesario Mello Franco afirma que objetivo do documentário é revelar como o Brasil dominou a F-1 sem contar com automobilismo profissional


A saga dos três grandes pilotos brasileiros na Fórmula 1 é o tema do filme "Era dos Campeões", de Cesar Mello Franco e Marcos Bernstein. Com depoimentos e histórias das carreiras de Emerson FittipaldiNelson Piquet e Ayrton Senna, o documentário mostra como o Brasil dominou o esporte entre as décadas de 70 e 90, até 1991, ano do último título de Senna, que morreria três anos depois.
- O Brasil tinha um domínio parecido com o dos alemães hoje. Eu ficava intrigado sobre como o país, sem um automobilismo profissional, conseguiu fazer isso. A busca do filme é essa, tentar entender como isso aconteceu - afirmou Mello Franco no "Redação SporTV".
Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet antes da exibição com a Brabham (Foto: Alexander Grünwald / Globoesporte.com)Fittipaldi e Piquet são retratados no filme
(Foto: Alexander Grünwald / Globoesporte.com)
Com depoimentos dos três campeões, sendo que apenas Piquet e Emerson foram entrevistados pessoalmente pelos diretores, a "Era dos Campeões" revela histórias intimistas dos pilotos, como a vez em que Emerson bateu o primeiro Porsche do irmão mais velho, Wilson. O bicampeão se emociona, no entanto, ao lembrar o dia em que tentou evitar, em vão, a morte do suíço Jo Siffert, após acidente no circuito de Brands Hatch, e conta com orgulho sobre como apresentou o então jovem Senna para a Ferrari e McLaren.
- Fittipaldi, quando o conheci, me impressionou a inteligência visual dele. Ele conta algo e faz você ver aquilo. Ele aceitou que a imagem dele chorando entrasse no filme - disse.
Mello Franco afirma que Piquet era mais lógico como piloto e um grande mecânico, interferindo na composição dos carros. O tricampeão contribui com sua personalidade irreverente ao relembrar grandes rivalidades contra Alain Prost e Nigel Mansell.
Ayrton Senna campeão Fórmula 1 1991 (Foto: Getty Images)Senna comemora título em 91 (Foto: Getty Images)
- O Piquet pegou a transformação da F-1 de algo mais amador para profissional - disse.
O diretor recorda Senna como o brasileiro que levou a preparação física para dentro dos carros de F-1.
- O Senna é o terceiro tipo de piloto. Não o conheci, mas tinha uma concentração muito grande, totalmente voltado para si.
O documentário foi exibido no Festival de Cinema do Rio, possui veiculação no Canal Brasil e pode ser adquirido na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...